Todos começam com 80 pontos para distribuir em seis atributos, sendo o minimo 3 pontos e o máximo 18.
-Força: Representa o potencial físico do personagem. Você ganha bônus/modificador em jogadas de ataques em geral, e em jogadas onde é preciso usar a força. Exemplo quando você tem que quebrar uma porta, quando você tem que tirar algo pesado do caminho empurrando, etc.
-Destreza: Indica coordenação motora, agilidade, os reflexos e o equilíbrio do personagem. Você tem modificador na sua defesa (ou classe de armadura(CA)), em testes de equilíbrio e reflexos e testes de ataque a distancia (com arco e flecha ou qualquer arma que seja a longa distancia).
-Constituição: Representa a sua saúde e quanto de dano você aguenta. Você tem modificador de constituição em teste de fortitude (teste feito geralmente para aguentar o efeito de algum veneno), dados de vida (quanto de vida você vai ter ou ganhar) e testes de concentração (para você se concentrar em fazer alguma coisa, como magia).
-Inteligencia: Representa a facilidade do seu personagem em raciocinar e aprender. Você tem modificador de inteligencia em quantidade de idiomas que você conhece no começo do jogo, quantidade de pontos de perícia.
-Carisma: Representa a força do caráter, capacidade de persuasão, liderança, magnetismo pessoal, habilidade de influenciar os outros e a beleza física de cada personagem. Você tem modificador de carisma em testes de perícias, testes que representam a habilidade de influenciar pessoas, testes de expulsão de clérigos e paladinos para afugentar vampiros, zumbis e outros mortos-vivos.
-Sabedoria: Representa a força de vontade, bom senso, percepção e intuição do personagem. Você tem modificador de sabedoria em testes de resistência de vontade( para resistir a efeitos de magias), testes de perícia, e os clérigos, druidas, paladinos e Rangers adquirem novas magias com base na sua sabedoria.
Para facilitar a vida, abaixo está uma tabela com o modificador de cada valor que você distribuiu. Nos testes nós usamos o modificar e não o valor total, por isso, na ficha você o colocará na frente do valor.
Valor de Habilidade | Modificador |
2 á 3 | -4 |
4 á 5 | -3 |
6 á 7 | -2 |
8 á 9 | -1 |
10 á 11 | 0 |
12 á 13 | +1 |
14 á 15 | +2 |
16 á 17 | +3 |
18 á 19 | +4 |
20 á 21 | +5 |
22 á 23 | +6 |
24 á 25 | +7 |
26 á 27 | +8 |
28 á 29 | +9 |
30 á 31 | +10 |
- BBA: Bônus Base de Ataque. Estará fixo de acordo com sua classe
- CA: Classe de Armadura, usada para testes de resistência física, bloqueios = 10 + armadura+ escudo + bonus da raça
- Fortitude: Resistência á doença, venenos e tal = Bônus da Classe + Mod Constituição + Outros
- Reflexo: Escapar de armadilhas, explosões, bolas de fogo, etc = Bônus da Classe + Mod Destreza + Outros
- Vontade: Resistência Mental, ilusões = Bonus da Classe + Mod Sabedoria + Outros
Ganhando Experiencia (EXP)1000 x o Nível atual do personagem
Por exemplo: Quem está no nível 1 precisa de 1000 de xp para ir para o 2; Quem está no nível 2 precisará de 2000 de xp para ir para o 3.... E assim consecutivamente.
Você pode obter xp ao derrotar criaturas, players, em testes ao longo da narração, e principalmente com a interpretação. Quanto mais coerente com seu personagem, não usando de metagame, mais xp ganhará.